Como Guardar Remédios em Casa.


É muito comum as pessoas terem uma "farmacinha" em casa ou kit de primeiros socorros. Geralmente anti-gripal, analgésico e antitérmico fazem parte dessa lista. 
No entanto apenas ter estes medicamentos em casa não é o suficiente, devemos saber muito bem como guardá-los, onde guardá-los. 
É sempre bom verificarmos sempre a data de validade desses medicamentos. 

Fatores que influenciam na conserva do medicamento

1 - A maioria dos medicamentos são sensíveis à luz. Então, conservá-los sempre na embalagem original é de suma importância, todo medicamento deve ficar longe da luz direta. 

2 - A umidade é um dos vilões mais importantes que causam deterioração dos medicamentos, as soluções também devem ser protegidas da umidade, mantenha os medicamentos em local seco, de preferência em prateleiras, e lembre-se afastados das paredes, evite guardar medicamentos em armários de banheiros e em cima da geladeira. 

3 - Outro grande vilão é o calor: vale ressaltar que todo e qualquer medicamento deve ser conservado em temperaturas inferiores a 25º C. No entanto, muitos medicamentos exigem condições especiais de conservação, então sempre é importante ler com muita atenção na embalagem externa as condições de temperatura e armazenamento sempre as respeitando. 

4 - Limpeza: este ato é primordial em qualquer situação. Manter os medicamentos livres de pó, partículas e mofo. 

5 - Atenção: medicamentos não devem ser armazenados em hipótese alguma juntos ou próximos de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc. 

6 - Por mais que cuidemos, sempre encontra-se pragas em nossas residências, então os medicamentos devem ser guardados em, armários, protegidos da entrada de insetos, e outras pragas. 

7 - Lembre-se fazer uma limpeza continua ou a cada dois dias sempre é bom, não que seja obrigatório, mas, é necessário para conservação do medicamento, e sempre protegendo os medicamentos do contato com as substâncias que são utilizadas para a limpeza do local. 

8 - É de suma importância também não jogar medicamentos fora, mesmo após o termino do tratamento, pelo ralo, pia, em terreno baldio e etc.. Leve o medicamento até um posto de saúde mais próximo ou no hospital que eles sabem o procedimento mais correto a fazer com este medicamento. 

Dicas de como guardar os medicamentos de sua 'farmacinha'

1 - Jamais guardar medicamentos na Cozinha e Armário do banheiro, pois estes locais têm intensidade de calor elevada e alta umidade. 

2 - Não deixe os medicamentos em locais baixos ou de fácil acesso. Lembre-se de que o que diferencia o medicamento e o veneno é a dose, pois estes locais de fácil acesso crianças podem pegar este medicamento, pois as crianças são de natureza muito curiosas. 

3 - Ficar muito atento com a validade desses medicamentos. Quase sempre eles ficam esquecidos por longos períodos nas 'farmacinhas' das casas. 

4 - Medicamentos como Soluções e Suspensões, após abertas, perdem de forma drástica seu prazo de validade. Então, siga as recomendações do fabricante.

5 - Os medicamentos Termolábeis (como a insulina) devem ser guardados na geladeira, porém, não devem ser acondicionados na porta (onde há variação de temperatura) nem no congelador (onde encontra-se uma temperatura muito baixa). 

Lembre-se, medicamentos curam mas podem ser muito perigosos, pois um medicamento administrado e/ou ingerido em altas doses pode ser fatal ou deixar graves sequelas, então previna-se, pois a prevenção é o melhor remédio. 


Agora algumas opções de caixas ou armários para guardar medicamento






Imagens: Google

Boa semana para todos!



Comentários

  1. DICAS VALIOSAS, NÃO TEM COMO NÃO TER REMÉDIOS EM CASA, AINDA MAIS COM CRIANÇAS
    SEMPRE TEM OS BÁSICOS

    AMEI AS DICAS DE ONDE GUARDAR TBM, MUITO LEGAL

    BJUS
    LIH

    ResponderExcluir
  2. Oiii Mari, dicas ótimas, e que caixinhas mais fofas, eu guardo direitinho os remédios mas confesso que muitas vezes eles vencem e eu só percebo quando preciso deles rsr Bjinhosss

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,
    Precisamos ter cuidado mesmo.
    Quando jogo a caixa fora, anoto a validade com caneta permanente e guardo as bulas.
    Separo os medicamentos por 'tipo' e de tanto em tanto verifico a validade.
    Ótimas dica!
    Bjs e ótima semana!
    São muito fofos mesmo

    ResponderExcluir
  4. Nem sabe como esse seu post veio à calhar, pq estou organizando tanto a farmacinha de casa qto do meu filho.
    Essas informações estão me ajudando mto, amiga!
    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  5. Mari, esse post caiu como uma luva prá mim, não tenho esses cuidados, até salvei para mudar minha atitude, super importante essas dicas. bjos flor, obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  6. Ei Mari
    Muito importantes todas estas informações, geralmente não observamos todos estes cuidados com os remédios, precismos ficar atentas.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Minha Linda
    Obrigada pelas dicas, Amei!!!

    Um Beijo Grande no seu Coração
    Andrea

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ficarei muito feliz com sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

SORTEIO, SORTEIO, SORTEIO!

Fazendo um Jardim Vertical - PAP em Vídeo (EDITADO)

Tarsila do Amaral