O Poder do Vinagre - Parte 1

Olá amigos!!

Hoje é segunda e vamos falar sobre LIMPEZA, o poder do vinagre na limpeza do dia a dia. Todos já sabem que esse produto que temos em nossa cozinha serve muito mais do que apenas temperar, por isso não limite-se a preparar alimentos com ele e abra-se a uma variedade de utilidades que ele possui, são tantas que terei que dividir.

Dica: Na hora de Comprar Vinagre
Há uma surpreendente oferta de vinagres na praça, nas variedades de vinho, de champanhe, de arroz e de misturas de ervas orgânicas, sem mencionar os diversos tamanhos de garrafas. Para uso doméstico, porém, o vinagre branco destilado comum é a melhor opção, além de ser a menos dispendiosa. O vinagre de maçã ocupa o segundo lugar em termos de praticidade, além de ser amplamente usado para cozinhar e para  produção de remédios caseiros. Todos os demais tipos de vinagre se destinam à mera ingestão.

1. Tire a poeira de computadores e outro aparelhos
  • O computador, a impressora, o aparelho de fax e outros equipamentos de escritório vão funcionar melhor se forem mantidos limpos e sem poeira. Antes de começar a limpeza, assegure-se de que o equipamento esteja desligado, Então, num balde pequeno, misture vinagre branco e água em partes iguais. Umedeça um pano limpo com a solução (jamais use borrifador, pois não é conveniente que o líquido atinja os circuitos internos) e, depois de torcê-lo ao máximo, inicie a limpeza. Mantenha alguns cotonetes à mão para retirar a sujeira de reentrâncias e locais mais estreitos (como em torno das teclas do computador).
2. Passe nas persianas
  • Vista uma luva de algodão branco - o tipo vendido para jardinagem é perfeito - e umedeça os dedos numa solução de vinagre branco e água morna em partes iguais. Passe os dedos sobre ambas as faces de cada lâmina, e se prepare para ter uma surpresa. Use um balde com água limpa para ir lavando a luva de vez em quando.
3. Aplique no cromo e no aço inoxidável
  • Para limpar objetos cromados e de aço inoxidável de dentro de casa, aplique uma camada leve de vinagre branco puro com um borrifador. Esfregue com uma flanela para dar brilho.
4. Mande o mofo embora
  • Para remover manchas de mofo, passe primeiro vinagre branco. Esse produto, além de ser usado com segurança sem a necessidade de ventilação adicional, pode ser aplicado em quase todo tipo de superfície - piso e peças de banheiro, roupa, mobília, superfícies pintadas etc. Para eliminar grande acúmulo de mofo use o vinagre branco puro. Para manchas mais leves, dilua o vinagre em água, partes iguais. Também é possível evitar o mofo que se cria na parte de baixo dos tapetes e carpetes, borrifando-a com vinagre branco puro.
5. Lustre a prataria
  • Faça com que os talheres de prata - bem com pulseiras, anéis e outras joias desse metal - brilhem como novos mergulhando-os numa mistura de 1/2 xícara de vinagre branco e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, por 2 a 3 horas. Enxague com água fria e seque com uma flanela.
ATENÇÃO: 
*Não aplique vinagre em joias ou bijuterias adornadas com pérolas ou pedras preciosas, pois talvez danifique o polimento ou até desintegre as pérolas. 
*Não tente remover o embaciamento de objetos antigos, para não reduzir seu valor.

6. Dê polimento ao cobre a ao bronze
  • Devolva o brilho dos objetos de latão, bronze e cobre preparando uma pasta de vinagre branco e sal, ou vinagre e bicarbonato de sódio (espere passar a efervescência antes de aplicar). Use um pano macio ou uma toalha de papel para esfregar a pasta em cada item, até o desbotado desaparecer. Depois, enxague com água fria e seque com uma toalha macia.
7. Apague marcas de cantas esferográficas na parede
  • Passe uma esponja ou pano umedecido com vinagre branco puro. Repita a operação até as marcas sumirem.
8. Lustre tesouras
  • Não limpe as lâminas da tesoura com água quando elas ficarem viscosas ou escurecidas, pois talvez as lâminas e os parafusos possam enferrujar. Em vez disso, limpe a tesoura com um pano umedecido em vinagre branco puro e enxugue com pano limpo.
9. Limpe as teclas do piano
  • Eis uma maneira fácil e eficiente de tirar marcas de dedo e outras manchas das teclas do piano, umedeça a flanela com uma solução de 1/2 xícara de vinagre branco e 2 xícaras de água, torça bem até não pingar mais e em seguida passe a mistura suavemente em cada tecla. Use outra flanela para enxugar o teclado, conforme vai  limpando, e deixe a tampa do piano aberta por 24 horas.
10. Desodorize lancheiras, baús e porta-malas 
  • Para tirar o cheiro desagradável ensope uma fatia de pão de fôrma com vinagre branco e deixe-a no lugar fedorento por uma noite. De manhã o odor terá sumido.


Espero que essas dicas sirvam para todas(os) nós.
Uma ótima semana!

Comentários

  1. ADOREI AS DICAS, É MESMO UM MULTI USO

    AMEI

    LINDA SEMANA PRA VC

    BJUS

    LIH

    ResponderExcluir
  2. Vou usar direto vinagre branco! Muito bom!
    Uma abençoada tarde para vc!
    Bjssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Dicas ótimas,principalmente a do computador!Adorei!


    bj,Mari e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. oi Mari, já vi algumas dicas de como utilizar o vinagre na limpeza, mas algumas que vc citou são novidades pra mim. com certeza vou por em práticas as dicas 2 e 6.
    Karine

    ResponderExcluir
  5. Oi Querida, tudo bem, saudades de vc.
    Uso também o vinagre para retirar riscos da cerâmica ou porcelanato, passo um pouco e em seguida limpo com uma buchinha.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mari!! Eu sempre soube que o vinagre era bom para a limpeza, mas não sabia que para todos esses itens!! Parabéns pelo post. Muito bem explicado.

    Ótima semana,

    Kaku

    ResponderExcluir
  7. Ei Mari
    A utilidade do vinagre é muito grande, hoje descobri mais uma, meu marido lavou as placas do aquecedor solar com vinagre, ficou uma beleza, mas para isto foram necessários uns 6 vidros.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari,
    Sabia de algumas , ms não sabia de tantas!
    Bem legal!
    bjs
    Ótima semana!
    Já vou para as tesouras rs

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari, vou contar um segredo: aqui em casa utilizamos o vinagre até para lavar os tênis (antes de enxaguá-los), é ótimo.
    Grande abraço e paz.

    ResponderExcluir
  10. Mari, querida, desde que engravidei, passei a procurar alternativas para substituir os mateias de limpeza mais pesados que usava. Me indicaram o vinagre branco, me apaixonei e desde então uso mto ele.
    Ótima sugestão!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá Mari, bom estar aqui novamente depois de uma pausa no blog, muito bacana suas dicas, algumas eu tinha conhecimento outras não, o vinagre tem mesmo o poder, adorei! Bjinhosss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ficarei muito feliz com sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

SORTEIO, SORTEIO, SORTEIO!

Fazendo um Jardim Vertical - PAP em Vídeo (EDITADO)

Tarsila do Amaral