Organizando os Quadros

Olá meus amigos! 
Hoje, segunda-feira, vamos falar sobre DICAS DE ORGANIZAÇÃO e o tema é: Como organizar os quadros? Provavelmente você já teve essa dúvida na hora de organizar quadros ou painéis na parede, é sempre algo difícil de compor. 
Mas o que dizem os especialistas? 
É exatamente isso que vamos descobrir nesta postagem. Na Revista Casa Claudia do mês de fevereiro deste ano saiu uma reportagem bem legal e explicativa sobre o assunto: "A arte de pendurar quadros".
Então vamos às dicas!

Arquitetos e decoradores afirmam: não há regras a seguir ao colocar obras de arte na parede. Você pode deixá-las bem juntas ou manter áreas de respiro, alinhar ou desalinhar, padronizar ou misturar.

Nesta sala de jantar ultracontemporânea, criaram uma composição que respeita um eixo central. De um lado dessa linha imaginária, está a obra principal do conjunto, o grafite Anônima. Para acompanhá-la, vieram trabalhos mais neutros. Um arranjo comportado, a ousadia aparece na mistura das molduras preta, branca e dourada.



Já essa coleção, fica salpicada sem muito critério nas paredes do apartamento. Telas mais simples, de valor afetivo, e outras assinadas por astistas conhecidos dividem o mesmo espaço com harmonia.

Já nesta composição os quadros foram separados por cor: de um lado ficam as neutras e de outro as mais vibrantes. Dois blocos distintos e assimétricos, tudo destacado pela parede pintada de vermelho.

Preto e branco em equilíbrio neste arranjo abaixo. O aparador determinou o limite da composição e as molduras brancas dão leveza ao conjunto.

As páginas de um livro sagrado japonês do século 19 ocupam uma das paredes deste apartamento. O alinhamento ficou rente ao teto e o batente da porta e o armário inglês antigo também entra na composição, simetria ao extremo.

Agora algumas dicas para você montar o seu arranjo de quadros.

EM FORMA DE RETÂNGULO
Uma fórmula convencional, mas sem erros, prevê um quadro maior ao centro e outros dispostos simetricamente ao redor, formando um grande retângulo. A dificuldade desta composição é ter obras de tamanhos iguais, geralmente são diferentes.

SEM SAIR DO QUADRADO
Do mesmo modo que a composição acima, esta pede várias molduras de mesmo tamanho para ficar rigorosamente no esquema, o que não é obrigatório. Você também pode encaixar nesse conjunto uma escultura, ou deixar um espaço em branco dentro do retângulo ou quadrado afim de obter harmonia na forma geral.

DISTRIBUIÇÃO EM DOIS EIXOS
Foram definidos dois eixos - horizontal e vertical - e, com base neles, os quadros se alinharam. Com isso a disposição fica harmônica mesmo com obras de tamanhos e formatos diferentes. 

MONTAGEM MAIS SOLTA
Neste exemplo, uma faixa horizontal define a  colocação de seis quadros. Eles estão alinhados somente na parte inferior. Em cada lateral, um quadro de tamanho diferente torna o agrupamento menos comportado.  É importante a criação de eixos como ponto de partida para organizar as obras na parede, a partir disso fica mais fácil.

Quando fiz a minha composição de quados na sala de jantar, parti do quadro da Anunciação que é o maior. Forma-se um retângulo (não assimétrico), repare que todos os quadros fecham na linha do maior, mas ficou um forma solta sem muito critério. O segredo da composição é a harmonia, algo gostoso de se ver. Você pode conferir os detalhes AQUI.
Espero que tenham gostado do post e tomara que essas dicas sirvam na hora de montar seu arranjo de quadros. Se fizer, depois me mostra, rsrsrs.

Grande abraço e uma ótima e produtiva semana para todos!

Comentários

  1. Oi Mary, amei as dicas. Sempre tive dúvidas quanto à organização de quadros. Aqui em casa tenho apenas um quadro grande no meu quarto e uns pequenos que fiz no corredor. Na sala não tenho quadros, mas estou pensando em colocar, pois fica tão lindo, né?
    Amei suas dicas. Vão servir bastante, viu?
    Beijo. Feliz semana, querida.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mary,
    Adorei o post, mega completo.
    Aproveite a semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  3. Ei Mari
    Muito bem-vindas estas dicas e informações na hora de colocar quadros nas paredes, sempre bate uma dúvida, depois que fura, se arrepender é hiper difícil consertar.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oiii Mari que legal as dicas, eu tenho muitos quadros na sala, e pratos que trago quando viajo mas tudo em perfeita harmonia, o meu problema é um Out door que coloquei no quarto uma foto minha com meu marido enormeeeee que eu já enjoei e não sei o que fazer com o danado gigante rsrss bjinhossss

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari.
    Eu gosto da brincadeira com tamanhos e molduras diferentes.
    Apesar do meu leve TOC pedir muita coisa alinhada, com quadros é o inverso.
    Me incomoda completamente alinhados rs
    bjs,ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Mari,

    Muito legais as dicas sobre posicionar os quadros na parede!
    Acho importante levar em conta esses detalhes, porque dependendo da posição o ambiente poderá ficar bonito ou feio.
    Fique à vontade para captar as imagens que fotografei na minha cidade, viu?
    Fiquei feliz em saber que "cutucaram" a sua inspiração! :-)

    Bjksss

    ResponderExcluir
  7. Mari, tenho alguns quadros para serem colocados na parede, mas não consigo harmonizá-los. Leio muito a respeito, mas ainda não achei a forma correta. quando achar e pendurá-los, vou mostrar pra vc.
    bjk

    ResponderExcluir
  8. Agora vou me esbaldar , estava com uns quadros que pintei e nçao tinha idéias, obrigada!
    amei os banheiros , o de pássaros um luxo!
    bjss

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas, Mari!

    Beijo,
    Márcia
    http://casadedoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Excelente, esse post, amiga! Ótimas sugestões!
    Compôr quadros é uma arte e faz toda a diferença, né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Muito legal o post, as dicas são super úteis!
    bjus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ficarei muito feliz com sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

SORTEIO, SORTEIO, SORTEIO!

Fazendo um Jardim Vertical - PAP em Vídeo (EDITADO)

Tarsila do Amaral