8 de Março, Dia Internacional da Mulher - Adriana Varejão

Olá meus amigos! Esse é um dia de homenagens. Nos anos anteriores falei sobre duas grandes artistas que romperam com linha do seu próprio tempo, Artemísia GentileschiAQUI e Tarsila do Amaral, AQUI e hoje é dia de falar sobre Adriana Varejão, artista plástica brasileira contemporânea.

Adriana Varejão nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha atualmente. Realizou sua primeira exposição individual em 1988 e na mesma época participou de uma coletiva no Stedelijk MuseumAmsterdã.
Participou de importantes Bienais como Veneza e São Paulo e sua obra já foi mostrada em grandes instituições internacionais como MOMA (NY), Fundação Cartier emParisCentro Cultural de Belém em Lisboa e Hara Museum em Tóquio. Em 2008, foi inaugurado um pavilhão com obras suas no Centro de Arte Contemporânea Inhotim em Minas Gerais. Adriana está presente em acervos de importantes instituições, entre elas Tate Modern em Londres, Fundação Cartier (Paris), Stedelijk Museum (Amsterdã), Guggenheim (Nova Iorque) e Hara Museum (Tóquio).
Através da releitura de elementos visuais incorporados à cultura brasileira pela colonização, como a pintura de azulejos portugueses, ou a referência à crueza e agressividade da matéria nos trabalhos com “carne”, a artista discute relações paradoxais entre sensualidade e dor, violência e exuberância. Seus trabalhos mais recentes trazem referências voltadas para a arquitetura, inspirada em espaços como açougues, botequins, saunas, piscinas etc, e abordam questões tradicionais da pintura, como cor, textura e perspectiva (fonte aqui).
Também é de Adriana Varejão uma das obras mais caras de um artista vivo no Brasil, 'Parede com incisões à La Fontana II' foi leiloado por R$ 2,72 milhões. (fonte aqui)

Obras:






A Galeria:

A Galeria Adriana Varejão, foi contratado para abrigar duas obras do artista adquiridas pelo museu e expostos na Fundação Cartier: a escultura Linda do Rosário eo políptico Celacanto provocantes Maremoto (com o desenvolvimento do projeto, o artista criou mais quatro obras para do edifício). O projecto deverá ocupar uma encosta com uma pequena inclinação (típico da topografia de Minas Gerais, composta por colinas suaves e antigos), parcialmente cercado por mata nativa, uma área anteriormente utilizada para armazenar recipientes. A topografia original foi modificado para esta nova utilização: um enorme deslocamento de terra cortou-lo, criando o grande plano horizontal necessária para o armazenamento.
A orientação do projeto teve como objetivo recompor a topografia original do local e inserindo nele um elemento artificial: um bloco regular em concreto armado (protendido não era necessário), parcialmente inserido na encosta. A estrutura de construção é constituída por uma parede de retenção irregular que ganha espaço no piso térreo e recebe as cargas do bloco, na sua parte mais profunda, através de dois feixes, no meio, através de quatro colunas integrado na parede (fonte aqui).
As Obras e a Artista:


(fotos retiradas do Google)
Todos os dias é dia de se comemorar grandes mulheres, não só as conhecidas, famosas e históricas, antigas ou atuais. Mas comemorar nossas mães, filhas, irmãs, tias, avós. Mulheres que no anonimato lutam diariamente para educar e formar seus filhos; que lutam diariamente para mostrar que no trabalho tem o mesmo valor que os homens; mulheres que lutam diariamente para mostrar seu valor em casa, que apesar de cuidar da família são perfeitamente capazes de serem mulheres atraentes e sedutoras e merecem todo amor e respeito. 
Feliz dia internacional da mulher para todas nós, pois nós mulheres trazemos ao mundo graça, feminilidade, força, amor, dedicação, alegria e muito, muito mais.
Tenha um ótimo fim de semana e até a próxima!


Comentários

  1. Que linda homenagem e bela escolha.Trabalhos lindos os de Ana Varejão!

    ≈ ☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆
    .:*♥*:._.:*♥*:._.:*♥*:._.:*♥*:._.:*♥*:.
    ≈ ☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆

    Parabéns pelo nosso dia!! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Tenha um maravilhoso dia das mulheres.
    Um viva para nós \o/

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari
    Conheço alguns trabalhos da Adriana Varejão que estão no Inhotim, as imagens 3ª, 4ª 5ª e 8ª são das obras expostas lá, não me canso de ir naquele local maravilhoso, já fui várias vezes, são galerias de arte contemporânea em meio a uma natureza exuberante.
    Nunca tinha visto fotos desta grande artista, achei-a muito bonita, jovem e simpática.
    Muito merecida a homenagem.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Célia, tudo bem?
      Talvez vc já tenha visto ela mas nunca tinha reparado... Todas as figuras retratadas na obra da Adriana Varejão são auto-retratos - inclusive as índias!
      Repare só em uma das fotos que está ao lado de um deles.
      Abs, artista plástico Quim Alcantara | quim.com.br

      Excluir
  4. Olá Mari,
    Seu cantinho é lindo
    Parabéns para todas nós!
    Bjs
    questaodeafeto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mari, tudo bem?
    Adorei seu post. Adriana Varejão é sem dúvida uma das 5 melhores artistas da atualidade.
    Só tenho uma pequena correção em relação ao texto. A obra mais cara de um artista brasileiro vivo j;a voltou a ser da Beatriz Milhazes - que também é top 5!
    Abs, artista plástico Quim Alcantara
    http://quim.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Quim, por me corrigir. O mundo gira muito rápido e é essencial está atualizado...
      Vou corrigir a postagem.
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ficarei muito feliz com sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

SORTEIO, SORTEIO, SORTEIO!

Fazendo um Jardim Vertical - PAP em Vídeo (EDITADO)

Tarsila do Amaral