Materiais de Costura

Olá, pessoal!
Bom dia a todos.

Bem, hoje temos mais uma postagem de costurinha. Um pouquinho diferente. Mas, por que diferente? Explicarei. Dia desses estava eu confabulando comigo mesma sobre o que postar e pensei nos comentários que muitos de vocês fazem dizendo que não tem muita intimidade com costuras. Então, achei que faria mais sentido se eu apresentasse alguns itens que são necessários para quem quer mergulhar nesse mundo delicioso da costura. Vou apresentar alguns que são indispensáveis como tesoura e fita métrica, mas tem outros que são apenas mimos que gostamos de ter para agilizar o trabalho, mas que não são tão obrigatórios no começo, como a placa de corte.
Aqui estão:

Para começar, as tesouras. Gosto de ter variadas formas e tamanhos. Essa de ponta fininha me é muito útil para tirar costuras de overloque, quando erro ou vou reformar alguma peça.
Sim, eu sei pessoal, ela já está tão velhinha e até enferrujada, mas não fico sem ela.




Aqui estão alguns itens dos quais eu falei sobre não serem tão indispensáveis no início.
O azul é um cortador circular que eu amo, mas só o comprei recentemente. Me ajuda muitíssimo pois agiliza o corte, mas é um pouquinho caro, de trinta a quarenta reais dependendo da loja e do tamanho. Se você puder tê-lo em sua coleção, invista, é muito bom. O ruim dele é que tem que ter aquela placa de corte para que sua lâmina não perca o corte muito rápido. Pois se for usado em cima de mesa de madeira comum, perde o fio. Os dois ao lado do azul são tesourinhas de apara. Elas servem para aparar a linha bem rente ao tecido no final da costura, sem ter a necessidade de perder tempo encaixando os dedos num tesourão grandão.

 

Esta é a placa de corte. Muito útil para não deixar que o corte do tecido saia torto, pois ela vem toda milimetrada. É indispensável para quem tem o cortador circular, porque o material de que é feita não danifica o seu fio. O preço varia conforme tamanho, marca e loja. A de 60 cm custa em torno de 79 reais, segundo minha última pesquisa.

Aqui todos já conhecem. São eles, os alfinetes!! Todas as costureiras devem concordar comigo que eles são indispensáveis, não é mesmo? Você vai encontrar de todas as cores e tamanhos, com corações na pontinha ou flores, não importa. O meu conselho é que vocês possam dar importância ao material do corpo do alfinete, pois existe um de cabeça de plástico ( cuja marca não direi ) que enferruja rápido e aí você corre o risco de danificar uma peça de cetim ou crepe, por exemplo, porque o alfinete puxou um fio do tecido. Nem pensar não é mesmo? Esses são de cabeça de vidro, já tenho há alguns anos e não enferrujaram ainda.
   
 
  
Aqui estão jogos de agulhas manuais, de máquina reta e overloque. A dica que eu dou para agulhas de máquinas é uma que tem a cabeça dourada. Sabe aquela parte de cima que encaixamos na máquina? Então, gosto dela porque tem uma vida útil bem longa, leva muito tempo para perder a pontinha afiada. Para tecidos grossos, como jeans e brins, agulhas grossas. Para tecidos de algodão leve, cetins e crepes, as mais fininhas. Informe-se na loja pela numeração, onze, catorze, assim por diante. Ao lado, temos um item ( o vermelho e o branco ) que tem duas funções: é desmanchador de costura e abridor de casa. Eu uso bastante e acho que é muito útil. Existem várias marcas e tamanhos, escolha o seu. E a fita métrica, todos conhecem, não é mesmo? Ela dispensa apresentações. Item muito necessário. 

 

Talvez alguns de vocês já conheçam esses itens. Esses que parecem um biscoitinho são giz de alfaiate. Vamos usá-lo sempre que riscarmos os moldes no tecido. Lembram do passo a passo do saquinho porta-sapato que postei aqui? Usei esse verde que vem em formato de lápis, que, aliás, é muito legal porque não é frágil como esse em forma de biscoitinho. Ele vem em várias cores também e esse aí tem uma vantagem, quando a ponta se gastar é só puxar esse fiozinho que vem embutido que ele vai se descascando. Uso também esse lápis de grafite 6B para alguns projetos. Existe no mercado hoje em dia uma grande variedade de gizes. Uns se apagam com ferro quente, outros são canetas cuja tinta se apaga depois de 2 a 24 horas. O preço dessas canetas varia conforme marca e loja e se é importada ou nacional. Custam entre 12 e 20 reais.





Esses são papel carbono para tecido. Usamos para riscar o tecido na transferência do molde.
Existem várias cores. Apenas tome cuidado com as cores muito fortes em tecidos claros e sensíveis como seda, cetim, chiffon, pois se riscar muito forte o risco demora um pouco a sair na lavagem, tem que esfregar bastante.Eles duram muito, como você pode ver esse vermelho já tá bem sofrido, mas continuo usando pois a cor ainda está bem forte. A cola de isopor que temos nesta foto auxilia na hora de fazer emendas ( se for necessário ) no papel pardo, TNT ou papel cartão quando fazemos moldes. Seca rapidinho.

 

Aqui temos as linhas e bobinas. Gosto dos carretéis por motivo óbvio. Em comparação com o retrós, ele é muito mais econômico, pois vem muito mais quantidade por pouca diferença de preço. 
Quanto às bobinas, prefiro as de metal, embora eu tenha algumas de plástico, ainda da época em que eu não sabia da existência das de metal. Acreditam nisso? Quando for comprar pra sua máquina, preste atenção na altura, se é bobina alta ou baixa. Leve a sua de amostra.

 

E por fim, temos um jogo de réguas que você pode ir comprando aos poucos, conforme a sua necessidade ( e entusiasmo!! ) ou num kit que muitas lojas oferecem. Podem ser de MDF ou plástico, tanto faz. Tem uma variedade imensa no mercado, inclusive de preços. Você escolhe. 

 


Bom, apresentei alguns materiais que usamos no nosso dia a dia na costura. Claro, não tive a pretensão de mostrar todos ( nem seria capaz disso ), devido à quantidade de coisas que existem hoje pra nos auxiliar e deixar nosso trabalho mais prático e bonito.

Espero ter sido útil. 
Desejo a todos uma semana abençoada e até o nosso próximo encontro! 

Comentários

  1. Nossa adorei a postagem, tudo muito bem explicadinho, super útil!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. A gente vai pegando um carinho por cada peça.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bell,
      Você tem toda razão. Parece que cada peça é uma conquista. Não importa se compramos, ganhamos ou herdamos, todas têm valor.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Néia!
    Bem explicadinho pra quem está começando. Pelo menos dá pra ter noção do que serve pra quê.
    Boa postagem, abração.

    Recadinho pra Mari:
    Postei hoje o mimo que me enviou, depois voa lá na caverna pra ver. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bruxa!
    Espero ter sido útil, pois conheço várias pessoas que não sabiam da existência de vários desses itens, aliás, como eu também não sabia antes de fazer o curso de costura.
    Beijão pra você e até a próxima.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ednéia!
    Tenho a pretensão de aprender a costurar e até assisti a alguns vídeos no youtube. Pasme, mas assisti a um que ensina a colocar linha na agulha :) Não da agulha da máquina e sim da agulha de mão kkkkk Eu já anotei e vou comprar um placa de corte e o cortador circular para começar...
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luma,
    Você nem sabe como fico feliz em saber que vou ganhar mais uma colega! Tem muita coisa legal na net que ensinam mesmo, de verdade, e o melhor, de graça. Com paciência e dedicação, tenho certeza que você consegue.
    Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Oi Néia!

    Adorei as dicas! Eu já disse que arrisco na costura mas não tenho alguns dos "equipamentos" que você mostrou...Lembro que ganhei um sorteio no blog de uma amiga e junto veio um desses abridor de casas, guardei por um tempão porque não tinha a mínima idéia de para quê ele servia! rsrs Aí perdi a vergonha e perguntei à amiga...kkkkkagora su bastante para desmanchar costura...

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata, tudo bem?
      Olha, quando eu fui fazer o curso de costura, na lista de material tinha carbono, só que eu não sabia que era carbono de tecido e já ia comprar na papelaria aquele de escola, rsrsrs...
      Depois eu soube que era o tal de tecido, morri de vergonha, né?
      Mas é isso aí, quanto mais a gente se envolve, mais aprende.
      Boa sorte pra você e até a próxima!


      Excluir
  8. São os materiais básicos, mas para quem está aprendendo, pode não conhecer todos.
    Eu mesma, lá no início do blog, fiz um post assim, com o básico dos básicos. rsrs
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cici
      É mesmo, são muitos itens para quem está no início. Toda ajuda é bem vinda.
      Beijos!

      Excluir
  9. Muito útil e interessante o post! eu mesma não tenho a tabua de corte, e gostaria de saber mais um pouco sobre ela. Sobre o cortador , o meu enferrujou em menos de um ano. Maresia total.So costuro bainhas e coisinhas simples, então o cortador ficou meio que esquecido.
    obrigada pelas dicas, viu?bjo
    Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zizi,
      Eu adoro essa placa de corte, mas acho um pouco cara, essa é a única desvantagem dela, porque, de resto, ela é maravilhosa. É um ótimo investimento.
      Beijos e até a próxima!

      Excluir
  10. Olá!
    Adorei o post!!! Confesso que ando vendo tantas coisas lindas, mas o meu forte nunca foi a costura, mas ando com mta vontade de aprender...hehehe, e seu post foi tudo de bom...bem explicadinho! Eu q. não entendo nada, entendi...valeu!!!!
    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alê!
      Olha aqui, eu tô achando que você está no caminho certo. Primeiro, a paquera, logo logo esse namoro com a costura fica sério, hem!! Rsrsrsrs.
      Obrigada por acompanhar os posts.
      Te espero no próximo.
      Beijos, Néia

      Excluir
  11. Oii Mari estou querendo fazer um curso de costura pois estou começando me apaixonar por isto, acho que o mercado é amplo e mais gostosooo vc podemos variar, fazer muitaaas coisas.
    Adorei as dicas
    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Glau!
      Nossa, cada dia que abro os comentários, fico mais feliz! Feliz por saber que ganharei mais uma companheira de profissão. Isso é muito bom. Você tem razão, a costura tem muitas áreas de atuação: costura sob medida, por pronta entrega ( tem muitos sites que vendem moldes já prontos ), artesanato, bonecas, lençóis, almofadas, cortinas, bolsas,tantas coisas.
      Você só tem que achar o que te faz feliz. Parabéns e boa sorte!

      Excluir
    2. Bom dia Glau!
      Nossa, cada dia que abro os comentários, fico mais feliz! Feliz por saber que ganharei mais uma companheira de profissão. Isso é muito bom. Você tem razão, a costura tem muitas áreas de atuação: costura sob medida, por pronta entrega ( tem muitos sites que vendem moldes já prontos ), artesanato, bonecas, lençóis, almofadas, cortinas, bolsas,tantas coisas.
      Você só tem que achar o que te faz feliz. Parabéns e boa sorte!

      Excluir
  12. Belas sugestões, meu sonho é costurar roupas para mim. Um dia aprendo.
    Bjos tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  13. Oi, bom dia!
    Acho que o fato da gente costurar as nossas próprias roupas já é um grande incentivo, do jeito que elas estão caras, todo esforço se compensa! Concorda?
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ficarei muito feliz com sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

SORTEIO, SORTEIO, SORTEIO!

Fazendo um Jardim Vertical - PAP em Vídeo (EDITADO)

Tarsila do Amaral