Costure Capa de Galão - com Néia Rodrigues

Olá pessoal!
Espero que estejam todos  bem. Estava com saudade. Estive afastada por alguns motivos, mas já voltei e voltei com uma receitinha fácil fácil pra hoje. Vamos fazer uma capa de galão?
Pra quem tem bebedouro  em casa como eu,  é uma ótima aprender a fazer, pois o preço que a gente paga em um na loja, podemos fazer dois. E pra quem quer aprender pra vender, também é uma ótima dica. Então, mãos à obra!!!





Primeiro, os materiais. Vamos precisar de tricoline, viés na cor adequada, fita métrica, linha, agulha, alfinete, tesoura, papel pra molde ( se não quiser usar papel pra molde, pode usar TNT,  cartolina ou papel cartão ).

  

Primeiro passo é riscar o molde na medida de 44cm de altura por 46cm de largura e arredondar levemente em uma das pontas, se preferir. Eu acho mais bonitinho. Segundo, fazer um círculo com 29cm de diâmetro. A parte da esquerda ( a que não tem o canto arredondado ) fica na dobra do tecido quando formos cortar. Anoto tudo no molde, pois na hora de posicionar o molde no tecido, a gente não se esquece.


   

Aqui cortamos o círculo. Nem precisa riscar, só prender com o alfinete e cortar, pois já embuti a margem pra costura no molde.



A mesma coisa com o corpo da capa. PRESTE ATENÇÃO. O lado retinho do molde é onde fica a dobra do tecido. Alfinetamos e cortamos.

  


Olha só os dois, já cortados.
  

Nesse momento, passamos o viés em toda a volta. Aqui usei um de 35mm. Começo do lado do avesso e passo uma costura na máquina. 
  

Uma dica importante quando a gente faz trabalho com curvas, é dar uns piques no tecido e no viés, pra que ambos se acomodem bem na hora de costurar. Capricho nunca é demais, né gente?
  

Agora vamos virar o viés pra costurá-lo na parte da frente. Vamos alinhar o máximo possível a parte da frente com a de trás. Use a primeira costura como referência e vá alfinetando.


A curva ficou bem alinhadinha, né? Pode costurar a parte da frente do viés.
  
     
Vamos prender o corpo no círculo, usando bastante alfinete, porque como tem muita curva, não podemos deixar nem um pedacinho de fora, senão o círculo vai ficar achatado.Faça isso em toda a volta.



Viu que ficou uma sobra de tecido do lado direito? Essa sobra é importante porque é com ela que vamos fazer o transpasse. O lado direito vai sobre o esquerdo pra que a capa fique bem fechadinha e elegante. Uma sobreposta à outra.  

  

Aqui dá pra entender melhor.  










Leve à máquina pra costurar. Quem tem overloque, pode passar em toda a volta pra dar acabamento. Quem não tem, passa um zigue-zague.


  

Prontinho!! Agora é só encaixar no galão e receber os elogios!!



Versão com viés vermelho e visor, pra quem sempre esquece de trocar o galão quando acaba a água e só descobre na hora que vai beber!!






     
Versão com aplicação. Neste aqui eu fiz o círculo com o mesmo tecido da faixa azul.


Parte de trás com fechamento em viés. 

  

Espero que vocês tenham gostado. Voltarei com novidades!!
Beijos a todos vocês!


Comentários

  1. Oi Néia
    Costura não é minha praia, mal prego botões.
    Suas capas ficaram uma belezura, muito bem feitas.
    Parabéns, adorei.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Célia, como vai?
      Obrigada pelo carinho!
      Bom dia!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ficarei muito feliz com sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

SORTEIO, SORTEIO, SORTEIO!

Fazendo um Jardim Vertical - PAP em Vídeo (EDITADO)

Tarsila do Amaral