Conheça os 10 Super Alimentos que Reduzem a Ansiedade

Olá meus amigos!
Hoje quero apresentar a vocês a nova colaboradora do blog, a Professora Rosi Oliveira Londrina e ela trouxe um artigo de muita importante para os tempos atuais, os 10 alimentos que reduzem a ansiedade. Nos dias de hoje onde as pessoas estão cada vez mais ansiosas  por conta da correria e estresse da vida moderna, é super importante descobrir esses tesouros na nossa própria alimentação.
Confira!


Os 10 Super Alimentos que Reduzem a Ansiedade
Preparei para você leitora do nosso Blog  uma matéria especial com 10 Principais Alimentos para você incluir na alimentação e reduzir ansiedade, stress e manter o humor lá em cima.

Café da manhã:
Laranja – Inicie no café da manhã pois a vitamina C é outra vitamina conhecida para diminuir a pressão arterial e cortisol, hormônio do estresse. Para uma rápida explosão de vitamina C, basta comer uma laranja inteira ou beber um copo de suco de laranja espremido na hora, sem adição de açúcar.   
Espinafre – No desenho animado Popeye comia espinafre e ficava forte!  Na vida real não é assim tão exagerado mas o espinafre pode ser aquele força que você precisa, as folhas verdes do Espinafre é embalado com o magnésio, o mineral que ajuda a regular os níveis de cortisol e promover sentimentos de bem-estar. Então incremente seu café da manhã com um pouco dele nos ovos mexidos e tenha esses alimentos sempre por perto para melhorar a qualidade da sua dieta.

Almoço e Jantar:
Salmão ou Sardinha- Coloque mais peixes em seu prato para ajudá-lo a se sentir à vontade. Uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3 ajuda a manter o cortisol e a adrenalina estáveis quando se sentir tenso. Salmão é uma das melhores fontes de ômega-3. Consumir quatro filés pelo menos três vezes por semana vai ser longo caminho no sentido de proteger o seu coração, quando os hormônios do estresse estão surgindo. No Brasil o peixe que pode ser usado para substituir o salmão é a sardinha.
Alface – Jantar. Abuse da alface à noite, pois, ela é um calmante natural, o sono vem rápido e tem baixa caloria, muita agua para hidratar o corpo e vitaminas.
Peru – Jantar. O aminoácido triptofano encontrado no Peru ajuda no sono. Triptofano sinaliza o cérebro para liberar a serotonina, química do bem estar, que promove a tranquilidade e até mesmo alivio do cansaço.
Abacate - Precisamos de vitaminas do complexo B para ter nervos e células do cérebro saudáveis, além do mais, você sabia que sentimentos de ansiedade podem ser enraizados por uma deficiência de vitamina B? Abacates são ricos em vitaminas do complexo B que ajudam a aliviar o stress. Bônus: Também são ricos em gordura monoinsaturada e potássio, que ajudam a baixar a pressão arterial.

Lanches da manhã ou tarde:
Aveia - Farinha de aveia é outro alimento que ajuda a obter a calma e a ajuda na produção do hormônio serotonina. Experimente aquelas farinhas espessas, que exigem cozimento em vez de aveia instantânea. Aveia grossa é mais elevada em fibras e então eles demoram mais para digerir (ou seja, seu efeito calmante na verdade dura mais tempo). Carregue a aveia em um pequeno pote e coloque em tudo que for comer.
Leite - Um copo de leite morno antes de dormir é um remédio testado para insônia. Isso é porque o leite é rico em antioxidantes, vitaminas B2 e B12, bem como proteínas e cálcio. A proteína láctea tem um efeito calmante, abaixando a pressão arterial, enquanto o potássio presente no leite ajuda a aliviar os espasmos musculares, desencadeados por sentimentos de tensão.
Amendôas – Alivie o estresse mastigando amêndoas, que são ricas em vitaminas B2 e E. Ambos destes nutrientes ajudam a reforçar o sistema imunológico durante períodos de estresse. Apenas um quarto de xícara de amêndoas a cada dia faz o truque. Para variedade, espalhe um pouco de manteiga amêndoa em fatias de frutas ou bolachas de trigo integral.
Mirtilos – Grande fonte de antioxidantes e rico em vitamina C, tornando-os um poderoso anti-stress. Quando nós estamos estressados, nosso corpo precisa de vitamina C e antioxidantes para ajudar a reparar e proteger as células. Os mirtilos são saborosos por si mesmos (dica: congelá-los para um lanche frio), não há melhor maneira de impulsionar a nutrição como uma porção de iogurte ou cereais ricos em fibras.  Caso não encontre Mirtilos substitua por frutas vermelhas em especial açaí.

  • Veja as Principais Dicas para não ficar estressada:

Inclua esses alimentos na sua dieta, tenha-os sempre por perto;
Viva uma vida saudável: evite alimentos industrializados, cigarro, álcool e remédios em excesso;
Durma bem;
Exercite;
Tire férias;
Tire folga;
Respeite seu limite e aprenda a dizer não;
Valorize-se: pinte as unhas, cuide do cabelo, da pele, use novos acessórios, use um novo perfume, faça uma nova maquiagem. Esse é um grande truque contra a depressão.
Busque algo novo: faça novas amizades, aprenda algo novo faça um curso, faça uma viagem e acredite na sorte, sinta-se abençoada e merecedora de coisas boas, pense positivo esse pensamento e aceitação faz os grandes vencedores.
Aceite as dificuldades, pois elas existem para todos, o diferencial é como você lida com elas.

Professora Rosimeire F. Oliveira

Comentários

  1. Adorei saber! Ando precisando, vou investir no suco de laranja pela manhã no lugar do leite!
    Beijos Mari!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camomila, que bom que gostou. A alimentação influencia muito e muitas vezes não nos damos conta.
      Bjos!

      Excluir
  2. Ei Mari
    Ótimas informações, algumas eu já sabia, outras foram novidades, muito bom saber.
    Valeu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Mari,gostei muito, eu sou muito ansiosa!
    Preciso mudar um pouco a minha alimentação!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amara, também sou ansiosa. Precisamos repensar a alimentação.
      Bjos!

      Excluir
  4. adorei as dicas, muito bom saber mais, ainda mais se tratando de alimentaçao e saude
    adorei conhecer seu blog e ja estou te seguindo se quiser conhecer o meu ficarei muito feliz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ficarei muito feliz com sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

SORTEIO, SORTEIO, SORTEIO!

Fazendo um Jardim Vertical - PAP em Vídeo (EDITADO)

Tarsila do Amaral