#Empreender com Arte - Entrevista com Marion Creutzberg

O Empreender com Arte está de volta em grande estilo. Hoje o Studio Arte Casa traz a entrevista com Marion Creutzberg do blog Criações e Família, proprietária da loja virtual do mesmo nome e da marca LudYx. 
Venha conhecer sua trajetória e inspire-se!
Empreender com Arte

A&C - Seu nome

Marion - Marion Creutzberg



A&C - Qual cidade em que vive?  
Marion - Porto Alegre



A&C - Breve histórico: 
Marion - O artesanato me acompanha a vida inteira, mas na época de fazer o vestibular resolvi fazer enfermagem, minha outra paixão.
Assim, segui profissionalmente essa área, fiz mestrado, doutorado e atuo como professora universitária, em tempo integral. O hobby do artesanato sempre continuou, o que fez surgir o blog CRiações em família & cia, no qual relato nossa história familiar com os trabalhos manuais.
Mas o desejo de trabalhar formalmente com artesanato sempre permaneceu e junto com minha família sempre sonhamos em algo  que nos reunisse em torno dessa paixão. Então, o plano ficou para o período de minha aposentadoria, que se aproxima.


A&C - Qual a técnica que utiliza? 
Marion - As técnicas são muitas - todas eu mostro no blog. Mas a técnica que escolhemos para a empresa é o trabalho com tecidos, misturando técnicas de estamparia com impressão em algodão e poliéster, costura, patchwork, aplicações. E o foco de nossos produtos está em brinquedos interativos de tecido e peças lúdicas para todas as idades.


A&C - Possui alguma marca? 
Marion - Sim, a marca registrada "mãe" é CRiações em família & cia. A linha de brinquedos ganhou uma marca própria este ano, a LudYx.



A&C - O que te inspira? 
Marion - Nem sei dizer o que exatamente, pois encontro inspiração em muitas coisas, cenas, situações, imagens, trabalhos manuais. Principalmente, me inspiro fazendo - quanto mais faço, mais vou criando.



A&C - Foi difícil descobrir seu estilo? 
Marion - Não sei se posso dizer que tenho um único estilo. De qualquer forma, foi algo natural, que foi sendo experimentado.
No nosso produto atual - os brinquedos - aí sim, temos algumas questões que são básicas, não tanto de estilo, mas de princípios de confecção: brinquedos em tecido (basicamente o algodão cru), com costuras que permitam que o brinquedo seja lavado sem estragar. Isso leva a um determinado estilo. Por exemplo, não se consegue fazer trabalhos como os que se pode fazer com feltro (que é lindo, mas não é adequado às nossas opções), pois o tecido exige acabamentos diferentes.
Outra questão que vai influenciando no estilo é o fato de nossos brinquedos serem submetidos à certificação de conformidade no Inmetro - e isto faz a gente ter um estilo de confecção.



A&C - Há quanto tempo você trabalha com arte? 
Marion - Eu tinha 13 anos e já fazia peças para vender: bichinhos de pedra ou bolinhas de gude (aquilo que se faz com biscuit hoje), camisetas pintadas. Eu participava de feiras, revendia em loja de artesanato e aceitava encomendas individuais. Antes disso minha mãe já pedia pra eu pintar peças que ela dava de presente. Então, há muito tempo - uns 40 anos :)



A&C - A família te apoiou no início ou você encontrou alguma resistência? 
Marion - Sempre, foi e é a principal motivação. Os avós, meus pais, minha irmãs, minha filha.



A&C - Qual a maior dificuldade que já enfrentou? 
Marion - Não saberia citar alguma dificuldade, a não ser a vontade de fazer alguns trabalhos e não ter a matéria prima - mas aí se tornava desafio para achar outras formas de fazer. E se encontrava dificuldade em algum tipo de técnica, sempre fui persistente em encontrar o meu jeito de fazer.



A&C - Você ainda atua em outra área, como consegue conciliar as duas atividades? 
Marion - Sim, como comentei, trabalho em tempo integral. Fazer o artesanato me dá muito prazer e acaba sendo quase uma terapia! Mas só consigo dar conta por que já somos uma equipe. Trabalham em peças do atelier 4 artesãs, cada qual com sua função! Além disso tenho a parceria com profissionais em diferentes áreas para desenvolver o negócio.


A&C - Pretende um dia, trabalhar somente com a arte? 
Marion - Sim! Estou me preparando para isto.


A&C - Como você organiza seu tempo? 
É difícil conciliar a vida pessoal e a profissional? 
Marion - Às vezes sim. A minha atividade profissional principal me envolve bastante e o artesanato agora, com a empresa e a loja virtual, às vezes já exige um bocado, com trabalhos grandes para dar conta. Com isso, acabo diminuindo o tempo para algumas atividades pessoais, para as quais dedicava mais tempo antes.




A&C - Tem um ateliê ou local específico para trabalhar? 
Marion - Sim, o meu atelier em casa. Um espaço que permite fazer o artesanato sem interferir no restante da casa. E estou sempre achando formas de manter os espaços da casa funcionais, mesmo quando preciso utilizar outros ambientes [para guardar material, por exemplo].



A&C - Você dá aulas? De artesanato? 
Marion - Já dei em outro momento, aulas presenciais num curso livre em que havia  a disciplina de trabalhos manuais. Neste momento não, mas pretendo voltar a fazê-lo. 



A&C - Trabalha somente com encomenda ou pronta-entrega? 
Marion - As duas situações, mas há produtos personalizados que são somente por encomenda. Um exemplo são os trabalhos feitos com base em desenho infantis, que são impressos em desenhos e transformados em peças artesanais, como almofadas, bonecas, dentre outras.



A&C - Qual o seu público alvo? 
Marion - Nosso público é diversificado: crianças, adolescentes,  adultos (pais, mães), educadores, psicólogos, dentre outros, nos brinquedos e peças lúdicas; lojistas que trabalham com brinquedos interativos, empresas que solicitam o desenvolvimento de brinquedos para sua marca e escolas de educação infantil.



A&C - Para você, qual a importância da capacitação profissional ou de cursos para se manter atualizado? 
Marion - Na minha formação profissional estudei sempre. Na área da confecção do artesanato fui praticamente autodidata. E agora estou buscando formação na área do empreendedorismo criativo, buscando suporte para profissionalizar a condução da empresa.


A&C - Acha importante a formalização do seu negócio (tornar-se pessoa jurídica)? Você já se formalizou? 
Marion - Sim, já sou formalizada. Iniciei como MEI, mas agora já em fase de transição para microempresa. Se não tivesse formalizado logo, teria perdido muitas oportunidades, como a venda para outras empresas.



A&C - Descreva as vantagens e desvantagens de viver de seu trabalho artístico? 
Marion - A vantagem será a realização de um sonho meu e de família. Não vejo desvantagens, mas alguns desafios a vencer até que o negócio de consolide.




A&C - Possui loja física ou virtual? Se desejar deixe o endereço e/ou o link. 
Marion - Temos uma loja virtual (http://www.criacoesemfamilia.com.br). Além disso, uma forma importante de divulgação e venda de nossos produtos é a parceria com outras lojas virtuais e algumas lojas físicas (podem ser vistas aqui: http://ludyx.com.br/loja/) 




A&C -Encontrou muita dificuldade em vender pela internet? O que faz para alavancar suas vendas? 
Marion - Penso que o desafio maior seja a divulgação, a forma de chegar ao nosso cliente e é nisto que invisto para buscar a ampliação das vendas. Tenho uma pessoa que cuida das redes sociais (facebook, instagram, pinterest), mas eu mesma também interajo nas redes sociais, além de fazer as nossas newsletter.



A&C - Você tem produtos que possuem selo do INMETRO, conte-nos a respeito. 
Marion - Logo que começamos com a ideia de fazer brinquedos, me ocorreu que para comercializá-los no mercado formal, teriam que seguir a exigência da lei, pela qual é obrigatória a certificação, para garantir a segurança dos brinquedos. Assim, durante 6 meses, antes de lançar a linha dos brinquedos, estudei, me preparei e fizemos o processo de certificação. É um processo um pouco complexo e exige investimento, mas acredito que é o correto e que abriu muitas portas e agregou valor aos brinquedos. Tenho certeza que abrirá mais, pois há empresas que só assim podem fazer parcerias.


A&C - Você vende também por atacado? Aconselha isso a outros criativos? 
Marion - Já comentei acima sobre o cliente-empresa. Já tivemos algumas experiências e foi também um grande aprendizado. Mas foi o que ajudou a ampliar o conhecimento dos nossos produtos. E, como eu disse, só foi possível por termos a certificação pelo inmetro. E a intenção é termos continuamente o cliente-empresa. Quanto a aconselhar a outros criativos, sugiro considerar e avaliar essa possibilidade. Ela permite a gente cuidar da criação e produção - e alguém outro vai se preocupar com a venda!


A&C - Dizem que a propaganda é a alma do negócio. Você concorda com isso? Por quê? 
Marion - Acho que é, em grande parte. Mas acho que o mais importante é a boa experiência que o cliente tem comprando da gente - é isto que vai dar sentido e fazer a diferença no mercado do artesanato. 
A boa experiência está relacionada a vários aspectos, dentre os quais destaco: o relacionamento / atendimento, a facilidade de acesso / compreensão com o nosso ambiente de venda (loja virtual ou presencial), à qualidade do produto. Prezo muito por estes três itens, que são os que dão sentido também à propaganda / à divulgação.  



A&C - Você faz propaganda local - na sua cidade? Quais os meios que utiliza? 
Marion - Muito pouco, mas tento lembrar de ter sempre meu cartão pra entregar a quem se interessa.



A&C - O que você deixaria como mensagem de incentivo para quem está começando ou pensando em montar um negócio com seu próprio talento? 
Marion - Tente, comece e corra atrás do seu desejo. Busque o conhecimento necessário para montar o negócio e desenvolva, ainda mais, o seu talento. Pense que muita gente pode ser mais feliz se puder usufruir do seu talento!

Comentários

  1. Olá bom dia,
    Amei o seu post!
    Mil beijinhos
    http://teensfashionloom.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Marion, querida, tão bom conhecer um pouquinho mais do seu trabalho.
    Acho tão especial imprimir memórias, sabe? Momentos especiais...
    Parabéns! Vc é uma inspiração!

    Bjs, queridas, e que Deus continue as inspirando dia a dia nesta jornada tão abençoada e abençoadora que é o artesanato! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karin, que bom que gostaste! De fato, os trabalhos com os desenhos infantis e com fotos, são apaixonantes :) Abraço e obrigada pelas palavras!

      Excluir
  3. Mari,
    Estou encantada com o trabalho da Marion!!
    Se eu estivesse em sala de aula, meu Deus!!! Usaria os brinquedos produzidos por ela. Super criativos e estimulam a criança de uma maneira lúdica. Mas, adquiri-los para dar aos pequenos seria e eh uma excelente opção. Parabens pelas perguntas e, Marion, pelas respostas. E, como ela mesma diz: Tente, comece e corra atrás de seus desejos. Acredito, que o caminho seja esse para quem , realmente deseja abrir ou desenvolver algo com o artesanato ou em outras areas. Bjs nas duas e um feliz fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, querida, obrigada pelas palavras. Essa é a ideia mesmo: brinquedos feitos artesanalmente, e por meio deles despertar par a criatividade! Valeu! Abs.

      Excluir
  4. Oi Mari,
    Adorei a entrevista e o vídeo que a Marion fez também.
    Já conhecia o trabalho dela, mas não sabia que ela é gaúcha como eu.
    Vou descobrir onde fica o ateliê para visitar. Os brinquedos são fantásticos, imagino educadores vendo, devem enlouquecer.

    Obrigada por compartilhar o belo trabalho desta artesã de "mão cheia".

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Maria José, vamos tentar, sim, marcar um encontro! Volta e meia tem gaúchas no meu atelier...! Abs.

      Excluir
  5. Olá Mari! Ótima entrevista! Marion é uma excelente referência para as que desejam adentrar nesse mundo! bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ficarei muito feliz com sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

SORTEIO, SORTEIO, SORTEIO!

Fazendo um Jardim Vertical - PAP em Vídeo (EDITADO)

Tarsila do Amaral